top of page
blog2.png

Blog

Você sabe a diferença entre naturalização italiana e reconhecimento de cidadania?

  • Writer: WMB Marketing Digital
    WMB Marketing Digital
  • Feb 24
  • 1 min read

Muitas pessoas acabam confundindo esses dois termos, mas a verdade é que há uma diferença importante entre eles!


Naturalização Italiana

A naturalização italiana é um processo concedido pelo governo italiano e permite que o solicitante tenha residência legal na Itália e também na União Europeia. Ela pode ser solicitada por quem vive na Itália por um tempo determinado e preenche certos requisitos, como tempo mínimo de residência, conhecimento da língua e integração à cultura italiana. Este processo confere os mesmos direitos de um cidadão italiano nativo, mas é uma aquisição da cidadania por um caminho distinto.


Cidadania Italiana

Já a cidadania italiana, diferente da naturalização, é baseada no princípio do jus sanguinis, ou seja, a cidadania é transmitida de geração em geração. Para quem possui ascendência italiana, basta comprovar por meio de documentos que um dos seus antepassados era italiano. Não é necessário residir na Itália nem passar por um processo de naturalização. O reconhecimento da cidadania italiana também garante os mesmos direitos de um cidadão nato.


Qual é a diferença, então?

Embora ambos os processos proporcionem os mesmos direitos, como a possibilidade de viver e trabalhar em qualquer país da União Europeia, a principal diferença está na forma de obtenção. A naturalização é um processo baseado na residência e integração, enquanto a cidadania italiana vem da comprovação de descendência.


Autoria de Leardini por WMB Marketing Digital


Quer saber mais sobre como garantir seu processo de naturalização ou reconhecimento de cidadania italiana? Entre em contato agora mesmo!

whats.png
bottom of page