21 de fevereiro: Dia Nacional do Imigrante Italiano
- WMB Marketing Digital
- Feb 20
- 2 min read

O Brasil festejou na última sexta-feira (21), os “imigrantes italianos de todo o Brasil.” O nosso país abriga a maior comunidade de descendentes de italianos do mundo, estimada em cerca de 32 milhões de pessoas. Esses números nos dão a dimensão dos laços de sangue entre nossos países.
O Dia Nacional do Imigrante foi significativamente instituído para homenagear o povo italiano, honrar os descendentes dos imigrantes e celebrar a importância que a comunidade italiana representou – e ainda representa – para a construção e desenvolvimento do Brasil. Foi instituído com a Lei n. 11.687 de 12 de junho de 2008, assinada pelo então vice-presidente da República José de Alencar.
É comemorado todos os anos no dia 21 de fevereiro, em memória da histórica expedição de Pietro Tabacchi ao Espírito Santo, em 1874, evento que simboliza o início do processo de migração em massa de italianos para o Brasil. Em janeiro daquele ano, o navio “La Sofia” zarpou de Gênova e, em fevereiro, trouxe ao Brasil os 386 imigrantes trentinos e vênetos que partiram da Itália. A imigração foi a convite de Tabacchi, o qual, já radicado no Brasil desde 1850, era proprietário de uma fazenda na região de Santa Cruz (atual Aracruz), batizada de “Nova Trento” em homenagem a sua terra natal no atual estado do Espírito Santo.
Esta é uma história que já remonta há mais de um século e meio atrás, fala as línguas dos dois países e entrelaça dialetos e tradições regionais. Em destaque no trabalho agrícola, do futebol à vinificação, da engenharia à biotecnologia, da proteção ambiental à pesquisa, demos e continuamos a dar vida a um caldeirão incrivelmente rico de intercâmbios, que Itália e Brasil pretendem continuar explorando e valorizando.
Fonte: Jornal Florense
Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o nosso portal ou as redes sociais!